A CURA PELA AUDIÇÃO :
Uma criança gerada há quatro ou cinco meses já capta os sons externos sobretudo a voz da mãe. O ouvido é o primeiro órgão que se desenvolve dentro do útero materno. Portanto, uma mãe com uma gestação ou vivência emocional difícil vai acarretar problemas ao filho. Mais tarde, a criança pode desenvolver dificuldades psicológicas e de comunicação. Esta foi a constatação que o renomado médico e especialista francês em problemas de audição e linguagem Alfred A. Tomatis chegou através de pesquisas feitas em 1947.

A partir disso, ele criou um método batizado com o seu nome. O método Tomatis trabalha sob a constatação de que a voz materna exerce influência no desenvolvimento da capacidade de comunicação. A terapia propõe uma regressão auditiva, colocando a criança em contato com os sons que reproduzem o ambiente intra-uterino. Essa técnica é utilizada no Centro Tomatis, pela discípula do especialista francês, a psicóloga Carmem Leonor Marchione Monteiro. Segundo ela, o método é útil para tratar de crianças com problemas motores, de aprendizagem, gagueira, troca de letras, hiperatividade, dificuldade de concentração, agressividade excessiva, dispersão e depressão.A aplicação do método Tomatis se dá através de sessões de escuta com um aparelho criado e denominado pelo especialista como "Ouvido eletrônico" com um filtro especial, ele reproduz sons que são transmitidos à criança durante a gestação. Ela ouve a voz da mãe contando histórias e também músicas clássicas de Mozart a Cantos Gregorianos. "A voz da mãe é o som que é o som que a criança mais ouvia dentro do útero materno", explica a psicóloga.Essas audições são precedidas de testes projetivos ou psicológicos, auditivos e entrevista com os pais. A mãe também participa do tratamento ouvindo, sons e fazendo trabalhos manuais. Segundo Carmem, os diversos sons aplicados através do Ouvido eletrônico, funcionam como estímulo, alimentando o córtex cerebral.

O objetivo da terapia é desenvolver as funções do ouvido. "Não só receber o som, mas desenvolver o equilíbrio e a verticalidade corporal, uma vez que até a postura é corrigida, explica Dr.ª Carmem Monteiro.

Webmail Centro Tomatis - Rua Capitão Prudente, 51 - CEP 05422-050 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3082-89-45 - e-mail - MT
Horário de atendimento: segunda à sexta das 10 às 21 horas. Sábado das 10 às 13 horas.