COORDENAÇÃO MOTORA:
histórico
aplicação
procedimentos
material sonoro
bibliografia

 

O ouvido é um órgão muito importante. É o primeiro a se tornar funcional; desde o útero materno através do vestíbulo que já é operacional no primeiro trimestre de gestação, e em seguida através da cóclea que começa a funcionar a partir do quarto mês de gestação, se tornando responsável pela parte sensorial, o que significa que o feto capta e discrimina os sons.

O vestíbulo é o responsável pela elaboração da imagem corporal, pela função motriz do corpo e pela memorização da totalidade corporal. A memória além de se instalar na área cortical, está presente em todos os músculos do corpo.

A partir do nascimento o olho também entra em funcionamento se integrando ao sistema neurológico e comandando todo o corpo.

 É graças ao ouvido que a criança vai ter uma percepção de sua vida intra-uterina e graças a imagem corporal que é elaborada desde o período intra-uterino que a criança vai desenvolver uma postura que mais tarde vai permitir-lhe colocar-se sentada, em pé, em marcha, atingindo a verticalidade própria do ser humano e preparando-se para passar por todas as etapas do desenvolvimento da linguagem.

No processo terapêutico criamos condições do indivíduo receber uma estimulação auditiva através da filtragem progressiva dos sons pelos aparelhos criados pelo professor Tomatis. Esta estimulação vai permitir ao sujeito refazer o processo de integração da imagem corporal, atingindo uma boa postura de escuta o que vai favorecer a integração da linguagem e o desenvolvimento da criatividade.

Centro Tomatis - Rua Capitão Prudente, 51 - CEP 05422-050 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3082-89-45 - centrotomatis@tomatis.com.br - Metodo Tomatis
Horário de atendimento: segunda à sexta das 9 às 19 horas. Sábado das 9 às 13 horas.