DIFICULDADES DE APRENDIZADO:
histórico
aplicação
procedimentos
material sonoro
bibliografia

 

Texto Didático : O ALUNO COM DIFICULDADES ESCOLARES

Você sabia que muitas dificuldades que as crianças apresentam em sala de aula têm sua origem numa deficiência da escuta? 

A criança desatenta, que começa a distrair-se ao brincar com o coleguinha ao lado, pode apresentar uma deficiência na sua curva auditiva. Essa dificuldade a levará a dispersar-se, pois não está integrando a matéria como as outras crianças. A medida que o cotidiano lhe parece desinteressante, ela desencaminhará outras colegas. E provavelmente ela não terá uma resposta satisfatória na leitura, pois a letra também é um som a ser captado pelo ouvido e decodificado pelo córtex auditivo. Poderá trocar as letras muitas vezes sendo considerada como disléxica, apresentará também problemas na escrita, terá erros de ortografia e com o passar do tempo vai perdendo a motivação para acompanhar os estudos. 

Esse aluno nas primeiras séries é visto como levado, distraído e preguiçoso. Entre a 3ª e 5ª séries geralmente passa por repetências e torna-se um aluno problema, com dificuldades escolares difíceis de serem superadas. 

Para você, professora, seria fácil detectar esta dificuldade de escuta e atenção nas primeiras séries e encaminhá-lo para um exame psico-fono-audiológico. O aluno seria avaliado em relação à audição, escuta e concentração. Hoje já temos a possibilidade de resolver o problema de escuta na sua origem. Com utilização do aparelho "Ouvido Eletrônico" desenvolvido pelo médico francês Dr. Alfred Tomatis, estimulamos o ouvido através da música clássica. Assim possibilitamos a melhora da sua função de escuta, da discriminação dos sons e da lateralidade auditiva. Estes aspectos são fundamentais para o desempenho da leitura, para o reconhecimento das letras e a compreensão de textos. 

Na Primeira Fase do Método propomos sessões de escuta das músicas, alteradas com filtros eletrônicos, invenção extraordinária do Profº Tomatis, acompanhadas de atividades como jogos, desenhos, pinturas e quebra-cabeças, desenvolvidas na presença da terapeuta. 

Na Segunda Fase, propomos palavras e frases a serem repetidas com o uso do microfone, que age como orientador progressivo para a escuta ideal, desenvolvendo o auto-controle pelo ouvido direito. Com a Terapeuta os pais podem dialogar sobre as dificuldades e progressos alcançados pelo seu filho e observados nos testes de escuta. Os resultados que tem sido verificados atingem diversas áreas, tais como: atenção, memória, autonomia, expressão oral, ortografia, leitura, grafismo, compreensão, comportamento, relacionamento e motivação para aprender. Cada uma dessas áreas é fundamental para o estudo do 1º e 2º Grau. O Método Tomatis impulsiona o aluno ao estudo de todas elas, elevando o seu desempenho, criando o bom-aluno. 

Terapeuta responsável Carmem Leonor M. Monteiro

Webmail Centro Tomatis - Rua Capitão Prudente, 51 - CEP 05422-050 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3082-89-45 - e-mail - MT
Horário de atendimento: segunda à sexta das 10 às 21 horas. Sábado das 10 às 13 horas.