HISTÓRICO SOBRE O MÉTODO TOMATIS
histórico
aplicação
procedimentos
material sonoro
bibliografia

O Método Tomatis foi criado a partir de descobertas do Profº Tomatis que relacionou os problemas emocionais e psíquicos às dificuldades de processamento e elaboração da escuta e discriminação auditiva. Observando as dificuldades de emissão vocal em cantores percebeu uma estreita relação com suas dificuldades auditivas.

Criador do Ouvido Eletrônico, utiliza esta invenção tecnológica para recuperação da audição e das funções de atenção e concentração relacionadas a função auditiva. A partir destas descobertas criou o Método Tomatis que tornou-se uma inovação terapêutica nos meios profissionais, psicológicos e fonoaudiológicos da França em meados dos anos 60. Os surpreendentes resultados de seu trabalho, na década de 80 levaram profissionais de vários países da Europa e América para aproveitarem da sua fonte de conhecimento e adquirirem uma nova metodologia de trabalho.

Profissionais de várias áreas da saúde, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos formados pelo Centro Tomatis, em Paris estão habilitados para aplicarem o método em seus países de origem.

Inicialmente é marcada uma Avaliação Inicial composta de anamnese e testes auditivos, cujos resultados orientam o profissional a elaborar uma programação específica de músicas para cada indivíduo.

As sessões de escuta com o fone de ouvido são realizadas no Centro Tomatis com duração de 01 (uma) a 02 (duas) horas, em salas preparadas para desenvolver atividades variadas que acompanham a escuta musical.

Webmail Centro Tomatis - Rua Capitão Prudente, 51 - CEP 05422-050 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3082-89-45 - e-mail - MT
Horário de atendimento: segunda à sexta das 10 às 21 horas. Sábado das 10 às 13 horas.