O CENTRO TOMATIS OFERECE TRATAMENTO PARA LABIRINTITE:

histórico
aplicação
procedimentos
material sonoro
bibliografia

 

EQUILÍBRIO E LABIRINTITE

A labirintite é causada quando o ouvido não consegue manter o equilíbrio do corpo. Além da função de escuta que é a captação e reconhecimento dos sons, ele é ainda responsável pelo equilíbrio do corpo e pela verticalidade, mas sua função mais elaborada é a de recarga cortical, isto significa que os sons captados pelo ouvido fornecem uma energia neurônica que é transmitida ao córtex. Esta energia vai estimular as funções do córtex, propiciando ao indivíduo uma melhor utilização de suas potencialidades de criação, comunicação e de integração cognitiva.

Quando o ouvido perde sua função inicial, função de escuta, as demais funções também são prejudicadas. O aparelho vestibular já não exerce a sua função de equilíbrio físico de uma maneira eficaz, causando problemas de labirintite. A discriminação dos sons também se torna difícil, prejudicando o processamento dos sons da cóclea para o cérebro, dificultando sua função mais elaborada de recarga cortical.

No processo terapêutico criamos condições do indivíduo receber uma estimulação auditiva através da filtragem progressiva dos sons pelos aparelhos criados pelo professor Tomatis. Esta estimulação vai permitir ao sujeito refazer o processo de integração da imagem corporal, retomando o seu equilíbrio.

 

Webmail Centro Tomatis - Rua Capitão Prudente, 51 - CEP 05422-050 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3082-89-45 - e-mail - MT
Horário de atendimento: segunda à sexta das 10 às 21 horas. Sábado das 10 às 13 horas.