MATERIAL SONORO
histórico
aplicação
procedimentos
material sonoro
bibliografia

Mozart e cantos gregorianos.

Através do Método Tomatis é possível fazer uma avaliação determinando a capacidade auditiva, a atenção e a lateralidade das pessoas a partir de sons específicos e em seguida é feita uma programação com música clássica, os cantos gregorianos e a voz materna que serão filtradas com a intenção de fazer com que a criança ou o adulto relembre os sons ouvidos durante sua vida intra-uterina.

Mozart foi o escolhido entre os compositores clássicos. A escolha por ele tem seu significado.

“Desde o útero da mãe ele era estimulado pela música de sua família. Seu pai era compositor e solista.
Ele também foi o músico que mais cedo começou a compor. Isso fez com que suas sinfonias e sonatas fossem muito harmoniosas e ligadas ao mundo infantil”, declarou em 1947, o professor Tomatis, quando criou esse método.

Quanto aos cantos gregorianos o motivo “foi porque através da voz, podemos observar o ritmo biológico do ser humano e entrarmos em sintonia com o ritmo do coração e da respiração”, declarou o professor.

O método Tomatis é utilizado para reeducar o ouvido médio e interno, melhorando a escuta das pessoas. Assim elas têm mais condições de aprender, aprimorar a expressão verbal, oral e escrita e melhorar seu desempenho nas atividades do dia-a-dia, em especial, nas profissionais.

Exercícios de leitura em voz alta, utilizando microfone e fones de ouvido, também fazem parte do método Tomatis. Essa tarefa mostra que o ouvido predominante é o direito e que é conhecido como ouvido diretor. Assim a pessoa aprende a ouvir o som da própria voz, a controlá-la e a falar melhor.

Concretamente o Método Tomatis melhora a percepção auditiva; aumenta a capacidade de atenção, concentração e memorização.

Webmail Centro Tomatis - Rua Capitão Prudente, 51 - CEP 05422-050 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3082-89-45 - e-mail - MT
Horário de atendimento: segunda à sexta das 10 às 21 horas. Sábado das 10 às 13 horas.