UM MÉDICO TRANSCENDEU A TERAPIA CONVENCIONAL:

Alfred A. Tomatis, francês, nasceu em Nice e cresceu com seu pai, um cantor de ópera. Sempre cercado de muita musicalidade. Desde jovem desenvolveu vocação para a medicina.

Aos 11 anos de idade saiu de sua cidade natal e foi para Paris, naquela época um lugar de extrema efervescência cultural e científica. 

Seu objetivo principal era de se preparar para a universidade, com sua persistência e apoio da família, mais tarde tornou-se otorrinolaringologista, especializado em cirurgias de ouvido. 

Em meados da década de 40, tendo adquirido renome nos meios médicos/científicos, Tomatis concentrou-se no fato de que seu trabalho estava interagindo também no modo de vida de seus pacientes. O médico percebeu que, quando eles recobravam a capacidade auditiva ganhavam maior desenvoltura na fala, e na sociabilidade passando a se comportar positivamente perante à vida. 

Aprofundando seus estudos, Tomatis descobriu que a audição é um dos principais fatores que contribuem para o bom desenvolvimento do indivíduo. Associando a isso, o fato de que o ouvido humano passa a receber estímulos desde o 4º mês de gestação, desenvolveu aparelhos específicos que tem como função a reeducação auditiva por intermédio de sons similares aos captados pelo feto no útero materno.

Graças à sua experiência músical, Tomatis descobriu que algumas melodias poderiam ser usadas também em sua terapia. 

Após a análise de diversas obras eruditas, ele optou pelas composições de Mozart e Canto Gregoriano. A elaboração da terapia auditiva foi motivo de premiação na Academia de Ciências de Paris e assim Tomatis criou seu método, hoje implantado em diversos países da Europa, Ásia, Américas e Oceania.  

Atualmente, o Centro Tomatis de Paris atende aproximadamente 200 pessoas por dia em sua clínica, anexo a ele, há Centro de Formação de Profissionais, onde o método é ministrado a psicólogos e terapeutas, das mais diversas partes do mundo.

Webmail Centro Tomatis - Rua Capitão Prudente, 51 - CEP 05422-050 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3082-89-45 - e-mail - MT
Horário de atendimento: segunda à sexta das 10 às 21 horas. Sábado das 10 às 13 horas.