2ª a 6ª Feiras das 10h00 às 20h00 - Com prévio agendamento.

Rua Capitão Prudente, 51, Jd. Paulistano, S.Paulo

Fones: (11) 3082-8945 | (11) 99693-9555

Artigos

Dificuldades que as crianças apresentam em sala de aula têm sua origem numa deficiência da escuta

O aluno com dificuldades escolares

Você sabia que muitas dificuldades que as crianças apresentam em sala de aula têm sua origem numa deficiência da escuta?

A criança desatenta, que começa a distrair-se ao brincar com o coleguinha ao lado, pode apresentar uma deficiência na sua curva auditiva. Essa dificuldade a levará a dispersar-se, pois não está integrando a matéria como as outras crianças. A medida que o cotidiano lhe parece desinteressante, ela desencaminhará outras colegas. E provavelmente ela não terá uma resposta satisfatória na leitura, pois a letra também é um som a ser captado pelo ouvido e decodificado pelo córtex auditivo. Poderá trocar as letras muitas vezes sendo considerada como disléxica, apresentará também problemas na escrita, terá erros de ortografia e com o passar do tempo vai perdendo a motivação para acompanhar os estudos.

Esse aluno nas primeiras séries é visto como levado, distraído e preguiçoso. Entre a 3ª e 5ª séries geralmente passa por repetências e torna-se um aluno problema, com dificuldades escolares difíceis de serem superadas.

Para você, professora, seria fácil detectar esta dificuldade de escuta e atenção nas primeiras séries e encaminhá-lo para um exame psico-fono-audiológico. O aluno seria avaliado em relação à audição, escuta e concentração. Hoje já temos a possibilidade de resolver o problema de escuta na sua origem. Com utilização do aparelho "Ouvido Eletrônico" desenvolvido pelo médico francês Dr. Alfred Tomatis, estimulamos o ouvido através da música clássica. Assim possibilitamos a melhora da sua função de escuta, da discriminação dos sons e da lateralidade auditiva. Estes aspectos são fundamentais para o desempenho da leitura, para o reconhecimento das letras e a compreensão de textos.

Na Primeira Fase do Método propomos sessões de escuta das músicas, alteradas com filtros eletrônicos, invenção extraordinária do Profº Tomatis, acompanhadas de atividades como jogos, desenhos, pinturas e quebra-cabeças, desenvolvidas na presença da terapeuta. Na Segunda Fase, propomos palavras e frases a serem repetidas com o uso do microfone, que age como orientador progressivo para a escuta ideal, desenvolvendo o auto-controle pelo ouvido direito. Com a Terapeuta os pais podem dialogar sobre as dificuldades e progressos alcançados pelo seu filho e observados nos testes de escuta. Os resultados que tem sido verificados atingem diversas áreas, tais como: atenção, memória, autonomia, expressão oral, ortografia, leitura, grafismo, compreensão, comportamento, relacionamento e motivação para aprender. Cada uma dessas áreas é fundamental para o estudo do 1º e 2º Grau. O Método Tomatis® impulsiona o aluno ao estudo de todas elas, elevando o seu desempenho, criando o bom-aluno.

tratamento eficaz baseado em nova terapia desenvolvida na França, o MétodoTomatis

Terapia revolucionária ajuda na cura de problemas infantis

Os pais de crianças e adolescentes com dificuldades na fala, escrita, problemas emocionais e de comportamento (que prejudicam o desenvolvimento escolar e o relacionamento no lar), poderão, a partir de agora, contar com um tratamento eficaz baseado em nova terapia desenvolvida na França, o Método Tomatis®, que está sendo difundido em diversos países com enorme sucesso.

Esta terapia auditiva, criada em meados dos anos 60 pelo otorrinolaringologista Alfred A. Tomatis e trazida ao Brasil pela profissional Tomatis Carmem L. M. Monteiro, baseia-se na descoberta científica. A sua utilização permite reeducar o ouvido e corrigir distorções adquiridas durante o crescimento. Assim torna-se possível resolver, em pouco tempo, problemas como a gagueira, agressividade, depressão, falta de concentração e sociabilidade.

O Dr. Tomatis elaborou seu método enquanto trabalhava com o tenor italiano Caruso - que na época, perdia a audição - também com os funcionários do arsenal da Aeronáutica francesa. Detectando as deficiências auditivas dessas pessoas, ele passou a tratá-las aplicando o novo método e os resultados que obteve acabaram extrapolando o âmbito auditivo. Tomatis notou mudanças sensíveis no comportamento de seus pacientes à medida que a audição tornava-se mais acurada. Daí em diante ele passou a aperfeiçoar seus métodos de tratamento, incorporando ao seu trabalho novos equipamentos que ele mesmo elaborou e desenvolveu.